logo colégio ecsa
Agende uma visita
Menu

Como estudar com ajuda da tecnologia? As 3 dicas essenciais!

Aluna do NEODNA utilizado tecnologia para auxiliar nos estudos

Em pleno século XXI, o desenvolvimento tecnológico não é uma opção, mas sim a nossa realidade. Tais avanços eram retratados nos filmes como sinônimo de carros voadores e robôs capazes de substituir os humanos em qualquer atividade. No entanto, o acesso a dispositivos eletrônicos e à internet trouxe muitas outras possibilidades.

Segundo a pesquisa TIC Domicílios 2019, 134 milhões de brasileiros estão conectados, sendo a maioria deles através do celular. O mesmo levantamento revelou ainda que, para cerca de 90% das pessoas, o uso da internet é diário, sendo imprescindível para o acesso a redes sociais, mas também para trabalho, estudo e pesquisas.

Mais do que demonstrar uma tendência, esses números constatam um fato. As tecnologias estão disponíveis e devemos tirar o melhor proveito delas. Apesar dos debates acerca do uso excessivo de telas e da dispersão por conta dos vários estímulos, é possível, por exemplo, utilizar aplicativos para ajudar nos estudos e ter um melhor aproveitamento.

Recursos tecnológicos como aliados do estudo

As novas gerações convivem com dispositivos eletrônicos desde que nasceram ou, no mínimo, desde os primeiros anos de vida. Portanto, é contraproducente isolar o ambiente e o processo educativo de qualquer intervenção tecnológica. O modelo inteiramente tradicional e offline deixa cada vez mais a desejar, justamente por conta do acesso dos alunos a novas ferramentas.

Apoiadas em dados, estudos e na própria experiência pedagógica, as instituições de ensino passaram a utilizar os recursos tecnológicos como aliados, uma extensão da sala de aula. 

O estudo TIC Domicílios também abordou essa questão, mostrando que uma parcela expressiva das escolas faz uso de plataformas virtuais como forma de estimular a continuidade do aprendizado, em outros formatos e momentos.

Um exemplo disso é o uso do Google Classroom, uma ferramenta que faz parte do Google for Education e permite, entre outras coisas, a participação em fóruns, acesso a arquivos e anotações sobre os conteúdos vistos em aula.

As diferentes perspectivas apresentadas pelo digital aumentam o interesse dos alunos. Há mais participação, espaço para a construção de conhecimento coletivamente, uma vez que o contato não se limita apenas à sala. Quando os professores se utilizam de uma linguagem comum aos estudantes ao invés de baní-la, conseguem melhores resultados.

Com mais autonomia e recursos disponíveis, os alunos também podem ir buscar mais fontes de conhecimento, explorar outros formatos e, consequentemente, engajar-se mais no processo de aprendizado. 

3 dicas para estudar mais e melhor usando a tecnologia

Você, estudante, certamente já descobriu e experimentou as diversas vantagens de estudar usando recursos tecnológicos. Seja para fazer uma pesquisa ou até mesmo procurar vídeos sobre determinados conteúdos, essas ferramentas estão sempre presentes. No entanto, esse maravilhoso mundo de possibilidades precisa de disciplina para ser acessado.

Vamos compartilhar algumas dicas para ajudar você a aproveitar as vantagens da tecnologia na hora de estudar, mas sem perder o foco e concentração.

Utilize ferramentas de organização e gestão de tempo

Um dos pontos mais importantes no estudo, seja utilizando a tecnologia ou não, é a organização. Em ano de vestibular (mas não só!), por exemplo, um cronograma facilita a administração da rotina e dos horários, garantindo mais produtividade e menos ansiedade.

Nesse sentido, existem diversas ferramentas digitais úteis. Em plataformas como o Trello, você pode organizar as disciplinas e definir prioridades. Ele funciona como um quadro de tarefas virtual, onde você pode também guardar anexos e definir lembretes.

Já quando o assunto é gerir o tempo de estudo e ter um melhor aproveitamento, ferramentas como o Pomodoro Focus podem ajudar bastante. Encontradas também como aplicativo, se utilizam da Técnica Pomodoro para melhorar a produtividade. 

Você programa uma tarefa na qual deve se concentrar durante 25 minutos seguidos. Ao fim desse tempo, faz uma pausa de 5 minutos. De acordo com o idealizador da técnica, essa organização em blocos de tempo mais curtos é extremamente eficaz e assegura um trabalho mais eficaz.

O Pomodoro Focus e similares fazem a contagem do tempo e dos intervalos para que você não tenha que se preocupar em ficar olhando para o relógio.

Faça uso de uma plataforma de simulados e questões

Exercitar é fundamental para a assimilação do conteúdo. Por isso, responder a questões e fazer simulados deve fazer parte da rotina, não apenas em contexto de sala de aula. Existem diferentes plataformas e aplicativos de estudo que contam com bancos de provas disponíveis para os alunos.

No caso do NEODNA, colégio particular em Cuiabá que integra os recursos digitais de forma didática, os estudantes podem contar com o plantão de dúvidas online Plurall. A plataforma concentra, além de materiais didáticos e complementares, simulados do Enem e dos principais vestibulares do país.

Dessa forma, têm um canal sempre aberto para o esclarecimento de questões e ainda uma ferramenta de apoio oferecida pela própria escola. 

Elimine as distrações

E, por último, mas não menos importante, é crucial eliminar todas as distrações quando precisar se concentrar. Ao utilizar o computador para estudar, prefira arquivos que possam ser acessados offline. Caso isso não seja possível, feche todas as abas desnecessárias e desative as notificações.

O mesmo vale para quando você precisar do smartphone. Resista ao impulso de consultar as redes sociais constantemente e se concentre nos seus objetivos. Nas pausas, está liberado ver as novidades, mas sem perder o foco no que precisa fazer.

Procura um colégio em Cuiabá que aplique soluções tecnológicas no processo educativo? Visite o nosso site e conheça melhor o trabalho do NEODNA!

Quero visitar o site!

Postado porteamamaia

Postado emmaio 13, 2021


Palavras chave:

Leia mais

Ver todasclique para conhecer mais
receba nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba as últimas novidades por e-mail

    entre em contato

    Entre em contato

    Entre em contato que nós iremos responder assim que possível.

      Copyright © | - Todos os Direitos Reservado por

      Termos de Uso|Politica de Privacidade
      Ligarclique para ligar