logo colégio ecsa
Agende uma visita
Menu

Como estudar para o Enem? As 5 dicas para o seu sucesso!

Alunos do Ensino Médio do NeoDNA em preparação para o Enem

*Foto tirada antes da pandemia do Coronavírus

Não existe segredo ou fórmula mágica para descobrir como estudar para o Enem. O caminho de todos os alunos que almejam excelentes resultados e uma aprovação deve, necessariamente, incluir dedicação, resiliência e método. A combinação desses três ingredientes é imprescindível durante a preparação para o exame.

Com a data da prova mais distante e a expectativa de conseguir uma vaga no tão sonhado curso, muitos perdem o foco no intenso trabalho que precisa ser feito antes. O conteúdo programático vai acumulando e, nos últimos momentos, bate o desespero por não ter conseguido dar conta do recado.

Está na hora de deixar de lado a procrastinação e assumir a responsabilidade pelo seu sucesso! Confira abaixo 5 dicas para se preparar para o Enem de forma estratégica e eficiente. 

Leia todo o edital e faça uma lista dos conteúdos que serão cobrados na prova

O primeiro passo é esse: comece pelo começo. O edital do exame traz todas as informações necessárias sobre a forma como as provas são estruturadas, número de questões, áreas de conhecimento e peso de cada uma delas. Mesmo que você já saiba desses dados, leia o documento. Ele traz sempre direcionamentos importantes.

Além disso, dedique um tempo também para listar os conteúdos abordados. Alguns temas são uma constante nas provas, no entanto, o Inep, órgão responsável pela elaboração e aplicação das mesmas, gosta de trazer algumas surpresas todos os anos. Não subestime a relevância de uma leitura atenta de tudo aquilo que pode ser cobrado.

Vale a pena frisar que o Enem foi estruturado para ser um exame que conecta os assuntos das diferentes áreas de conhecimento com temas da atualidade. O objetivo é avaliar também a visão crítica dos candidatos, a interdisciplinaridade e a capacidade de manterem-se atentos ao mundo que os rodeia.

Portanto, acompanhe os noticiários e esteja esclarecido sobre as principais questões que marcaram o ano a nível nacional e global. Ao fazer isso, você também estará estudando.

Monte um plano de estudos adaptado à sua realidade

Recolhida toda a informação inicial acerca das provas e dos conteúdos, é o momento de investir em um esquema de organização e otimizar o seu tempo de estudos. Encarar os livros intuitivamente, sem disciplina ou estruturação, é um erro estratégico que muitos alunos cometem, resultando em mais ansiedade e gasto de energia.

Antes de tudo, faça um levantamento de toda a sua rotina durante a semana, da hora que acorda até a hora em que vai dormir. Inclua as suas atividades diárias, como colégio e/ou cursinho pré-vestibular e tempo gasto em deslocamentos. Nos horários “livres”, você vai, então, encaixar os conteúdos.

Lembre-se de ser honesto e focado ao construir o seu cronograma de estudos. Em um ano tão decisivo como este, pode valer a pena acordar um pouco mais cedo e ser mais produtivo, certo? Não abra mão de esquematizar o fim de semana, equilibrando revisões, resolução de exercícios e algum tempo de descanso.

Importante ressaltar também que o seu plano é único. Não o compare com o de outras pessoas.

Consulte e responda às provas anteriores do Enem

Para fazer o Enem com ainda mais segurança, é fundamental conhecer o estilo do exame. A melhor forma de fazer isso é consultando as edições anteriores e aprendendo com elas. Assim, você consegue perceber melhor como os conteúdos são abordados, que temáticas são trazidas com mais frequência e até mesmo a linguagem utilizada nos enunciados.

Essa recomendação inclui também revisitar os temas das redações anteriores. A nota obtida no texto é decisiva para o desempenho global do candidato, portanto, é essencial ter uma ideia do que vem sendo solicitado.

Todas as provas anteriores e respectivos gabaritos estão disponíveis no site do Inep. O Instituto conta ainda com uma cartilha do participante que traz orientações específicas sobre a redação e textos comentados de candidatos que alcançaram a nota máxima. Uma excelente ferramenta para entender a visão dos corretores e se preparar de acordo.

Dedique-se a fazer simulados periodicamente

Os simulados dão a possibilidade de você testar os seus conhecimentos e ainda a habilidade de gestão de tempo, de extrema importância quando se vai fazer um exame tão extenso. Além disso, esse tipo de avaliação pode ser toda construída com questões do Enem, de anos anteriores, trazendo mais realidade para o momento.

Independente da realização de simulados também no seu cursinho pré-vestibular, dedique pelo menos um dia no seu cronograma de estudos para essa atividade. A própria instituição que você frequenta pode ter disponível uma ferramenta online de simulados. Caso isso não aconteça, busque por bancos de questões online e construa o seu próprio teste.

Descubra quais estratégias de estudo funcionam melhor para você

Não existe apenas uma forma de estudar e, mais importante, de reter toda a informação presente nos livros, textos e apontamentos. Se você sente que é mais difícil aprender apenas lendo sobre o assunto, tente ler e em seguida explicar o assunto para outra pessoa ou para você mesmo.

De acordo com diversos estudos científicos, escrever à mão é um dos métodos mais eficientes de memorização, o que impacta diretamente no aprendizado. Um dos mais recentes sobre este tema, realizado por pesquisadores noruegueses em 2020, deu conta que a capacidade da memória aumenta consideravelmente quando escrevemos ao invés de digitar.

Isso significa que você pode ainda recorrer à utilização de notas ou mapas mentais para visualizar os pontos-chave do conteúdo e assim relembrar mais facilmente a matéria. Na mesma linha, vale a pena fazer fichamentos e resumos dos tópicos estudados.

Seja com lápis e caneta a postos ou fazendo uso de dispositivos eletrônicos, o mais importante é que você construa a sua trajetória rumo ao êxito. Com empenho e perseverança, o sucesso é garantido.

Quer receber mais dicas como essas? Inscreva-se na nossa newsletter e tenha acesso a conteúdo de qualidade!

Quero assinar a newsletter!

Postado porNEODNA

Postado emmarço 22, 2021


Palavras chave:

Leia mais

Ver todasclique para conhecer mais
receba nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba as últimas novidades por e-mail

entre em contato

Entre em contato

Entre em contato que nós iremos responder assim que possível.

Copyright © | - Todos os Direitos Reservado por

Termos de Uso|Politica de Privacidade
Ligarclique para ligar