logo colégio ecsa
Agende uma visita
Menu

Como fazer uma boa estrutura de redação? Confira!

Alunas do NEODNA e professora preparando-se com dicas de redação

Ao se deparar com a proposta de redação no Ensino Médio, no processo de preparação para vestibular e Enem, você precisa estar pronto para escrever um texto dissertativo-argumentativo consistente e fazer uma boa estrutura de uma redação. Além de se manter fiel ao tema e respeitar o número máximo de linhas, a produção deve seguir uma série de parâmetros.

Um bom texto é claro, coerente e conciso, pois, apesar do espaço reduzido e do tempo limitado, deve transmitir que o candidato compreende o tema e é capaz de se posicionar. Os avaliadores estão sempre atentos ao uso da Língua Portuguesa na norma culta, mas também ao uso de referências e contextualizações.

Saber planejar e estruturar a redação antes de começar a escrever é um passo essencial. Desta forma, é possível visualizar o texto e coordenar de forma mais eficiente as ideias que deseja difundir com a escrita. Veja como fazer isso e obter excelentes resultados.

Estrutura da redação: como montar adequadamente

Um dos maiores erros na hora de escrever uma redação para vestibular ou Enem é não construir a estrutura antes, ou seja, montar o esqueleto do texto. Muitos candidatos se deixam levar e não conseguem concluir da forma que desejavam ou, pior, ficam perdidos no meio do caminho.

Portanto, atenção: é hora de entender a estrutura de uma boa redação e se preparar para colocar em prática!

Introdução

Eis o seu ponto de partida. É na introdução que, como o nome já diz, você apresenta o tema e tenta captar a atenção do leitor. Esse é o momento de fazer uma breve contextualização do assunto e apresentar a sua tese de uma forma mais geral.

Tendo em conta o limite de linhas e a objetividade, é recomendado que a introdução tenha apenas um parágrafo. Utilize períodos curtos, diretos e que transmitam, sem rodeios, a ideia que você quer passar.

Desenvolvimento

Já no desenvolvimento, você tem um pouco mais de espaço para trabalhar a tese inicialmente apresentada. Traga dados e exemplos que demonstrem qual é o problema, o que ele causa e por que precisa ser resolvido. Lembre-se de apresentar ideias diferentes em parágrafos diferentes para não tornar a escrita confusa.

Vamos exemplificar esse ponto com trechos de uma redação que recebeu a nota máxima no Enem 2019, que tinha como tema “A democratização do acesso ao cinema no Brasil''. A candidata Maria Antônia de Lima Barra, citada no Manual do Candidato 2020, inicia o seu desenvolvimento da seguinte forma: 

“Nessa linha de raciocínio, é fundamental ressaltar que a urbanização tardia e a constante gentrificação de espaços citadinos brasileiros são responsáveis pela permanência de costumes elitistas”.

No parágrafo seguinte, continua o raciocínio, mas com outra abordagem e referência: “Consequentemente, a dificuldade de manter o hábito de frequentar tais locais impede a plena democratização do acesso ao cinema. Nesse aspecto, a teoria do sociólogo Pierre Bourdieu acerca do “capital cultural” vai ao encontro da realidade discutida.”

Apesar de ser a parte mais extensa do texto, é preciso ter cuidado para o desenvolvimento não ficar prolixo e repetitivo. As ideias e exemplos apresentados devem complementar-se e adicionar novas visões sobre a tese defendida.

Conclusão

Depois de apresentar o problema, desenvolver bem a temática e as suas nuances, a conclusão é a parte do texto dedicada às soluções. É essencial que ela esteja conectada com a introdução e com o desenvolvimento, resgatando os objetivos e hipóteses que foram identificados ao longo da redação.

Assim como a introdução, a conclusão deve contar com apenas um parágrafo. Deve ser marcada também pela objetividade e por uma proposta de intervenção concreta para o problema apontado. 

Utilizando a mesma redação citada no item anterior, vemos como a candidata referenciou a sua proposta resgatando a problemática abordada no desenvolvimento: 

“Portanto, visando mitigar os entraves à resolução da problemática, algumas medidas são necessárias. Primeiramente, cabe ao Governo Federal criar programas de apoio à cultura cinematográfica, por meio de sistemas de assistência às famílias carentes e especialmente distantes dos centros de lazer, como “vales cultura”, junto a “vales transporte”, para que os processos conceituados por Milton Santos (como gentrificação,  que é a expulsão de indivíduos de uma área para a construção de espaços elitizados) não interfiram no acesso populacional ao cinema.”

Segundo a cartilha elaborada pelo Inep, o cumprimento deste requisito completo equivale a 200 pontos. Isso quer dizer que, encerrar a sua estrutura de redação do Enem com uma proposta consistente pode fazer uma grande diferença na aprovação.

A diferença que uma boa preparação pode fazer

Como você pode constatar, saber estruturar a sua redação é essencial, mas o trabalho de preparação não deve parar por aí. A prática de produção textual deve ser uma constante ao longo do Ensino Médio, fazendo com que o processo de escrita seja mais fluido quando for o momento de fazer qualquer prova de vestibular.

No NEODNA, curso e colégio particular em Cuiabá, os exercícios de redação vão muito além da escrita. Para produzir com mais tranquilidade, os alunos precisam também ter um repertório de referências e excelente capacidade de interpretação. Por isso, o preparo é mais abrangente.

O colégio conta com uma Oficina de Redação que orienta não apenas a construção textual, mas também o debate e a interpretação. Os encontros periódicos são um espaço para que os estudantes abordem o texto de uma forma mais ampla, não se concentrando apenas em seguir cada competência, mas dando sempre o seu melhor.

Os professores, entusiastas das metodologias ativas de ensino, não apresentam fórmulas prontas para uma redação nota máxima. Na verdade, através de propostas de discussão e de produção, estimulam que cada aluno encontre o seu estilo e a sua autenticidade, sempre respeitando e seguindo a norma culta da Língua Portuguesa.

Com um projeto pedagógico que valoriza a formação e preparação integradas, o NEODNA tem obtido excelentes resultados no Enem e nos principais vestibulares do país. Visite o nosso site e conheça o colégio em Cuiabá que está fazendo a diferença!

Quero visitar o site!

Postado porteamamaia

Postado emmaio 12, 2021


Palavras chave:

Leia mais

Ver todasclique para conhecer mais
receba nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba as últimas novidades por e-mail

    entre em contato

    Entre em contato

    Entre em contato que nós iremos responder assim que possível.

      Copyright © | - Todos os Direitos Reservado por

      Termos de Uso|Politica de Privacidade
      Ligarclique para ligar