logo colégio ecsa
Agende uma visita
Menu

Infraestrutura escolar: qual a influência no aprendizado do aluno?

Infraestrutura do Colégio NEODNA

Além de contar com um projeto pedagógico consistente, uma escola que realmente se preocupa com o desenvolvimento global dos seus alunos precisa ter uma estrutura que ofereça conforto e possibilidades. Afinal, o processo educativo é muito mais abrangente do que apenas cumprir com os conteúdos programáticos.

O espaço da escola, onde os alunos muitas vezes passam a maior parte do dia, deve ser acolhedor e gerador de oportunidades. Um ambiente com essas características tem o poder ainda de ser mais estimulante e aumentar o interesse dos estudantes na evolução do aprendizado.

A relação é tão direta que as instituições de ensino sem uma infraestrutura adequada mostram índices elevados de evasão e um baixo desempenho dos alunos, de forma geral.

Mas, como o espaço físico do colégio e os seus recursos podem influenciar no aprendizado dos estudantes? Leia esse post até o fim para descobrir e conhecer um pouco mais acerca da estrutura do NEODNA, um colégio particular em Cuiabá focado em desenvolver e potencializar as competências dos seus alunos.

O impacto da infraestrutura na comunidade escolar

A contribuição da infraestrutura escolar para o aprendizado dos estudantes não é apenas uma suposição. A relação direta já está comprovada por diversos levantamentos realizados em instituições de ensino público e privado no mundo.

Um dos estudos mais completos sobre o assunto foi conduzido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). De acordo com a pesquisa, feita em 16 países da América Latina, o desempenho dos alunos de escolas com uma boa estrutura é notavelmente superior, principalmente em Matemática e Linguagens.

No documento final “Infraestructura Escolar y Aprendizajes Escolares en la Educación Básica”, os relatores dão conta que, além de serviços básicos como eletricidade, água e linhas de telefone, o acesso a salas de aulas e materiais adequados fazem toda a diferença nos resultados.

Esses espaços e recursos apoiam o processo de aprendizagem, oferecendo estímulos, novas formas de se relacionar com o conteúdo, consolidar e ampliar o conhecimento. Além disso, um ambiente melhor preparado é também mais acolhedor, fazendo com que alunos se mantenham interessados com mais facilidade.

Vale lembrar que falar sobre a estrutura disponibilizada pela escola significa abordar as componentes físicas, mas também os recursos humanos. A preparação adequada dos profissionais envolvidos na gestão, construção e aplicação da proposta pedagógica interferem diretamente no desenvolvimento dos estudantes. 

Elementos da estrutura escolar que fazem a diferença na formação

O trabalho desenvolvido pelo NEODNA tem por base a expansão dos horizontes dos seus alunos. As aulas expositivas são apenas uma parte do processo, marcado pela dinâmica, interação e protagonismo dos estudantes. 

Para que isso aconteça, o colégio dispõe de uma estrutura completa que, além de privilegiar o aprendizado em todas as suas vertentes, lança novas perspectivas. Os alunos são preparados para os desafios da entrada no ensino superior, no mercado de trabalho e também na vida adulta.

Veja o que os estudantes do Ensino Médio e do Pré-vestibular podem contar ao optar pelo NEODNA.

Material didático atualizado

O material didático escolhido pela escola deve estar alinhado com a sua proposta e, consequentemente, com a estrutura que coloca à disposição dos alunos. Os livros e apostilas podem tanto oferecer um bom suporte como limitar a aquisição de conhecimento, caso sejam incompletos ou descontextualizados.

O NEODNA utiliza o material do sistema de ensino pH, referência nacional em qualidade e atualização. Todos os cadernos são cuidadosamente elaborados e revisados por professores que atuam em sala de aula, aproximando ainda mais a teoria da prática. Na 1ª e 2ª série do Ensino Médio, os alunos têm acesso ao Sistema de Ensino MAXI, com materiais elaborados por autores renomados.

Já para a 3ª série do mesmo ciclo de ensino e para o Pré-Vestibular, não faltam apostilas focadas em exercícios preparatórios para os principais vestibulares do país e para o ENEM. Com esses recursos, os estudantes preparam-se adequadamente, tanto dentro como fora da sala de aula, para as provas de acesso ao ensino superior.

Acesso a recursos digitais

Atualmente, a presença da tecnologia é inegável no cotidiano. Como tal, a escola não deve fazer oposição a esse importante recurso, mas sim integrá-lo como ferramenta didática, explorando as suas possibilidades e, ao mesmo tempo, sensibilizando os estudantes para um uso mais consciente.

O NEODNA faz isso de diferentes formas. Uma delas é disponibilizar acesso ao plantão de dúvidas Plurall, uma plataforma online integrada para o esclarecimento de questões. Todo o material didático, na sua versão digital, também pode ser acessado através da ferramenta, assim como conteúdos vistos em sala e simulados do Enem e principais vestibulares do país.

O colégio também usa a tecnologia para abrir diferentes canais de comunicação e se tornar mais presente. Por isso, conta com aplicativos de atendimento personalizado, através dos quais os alunos podem receber comunicados importantes e entrar em contato com o orientador educacional.

Salas confortáveis e equipadas

O tempo passado em sala de aula requer bastante concentração e o ambiente pode colaborar ou dificultar esse estado. Pensando nisso, o NEODNA investiu em salas verdadeiramente equipadas e confortáveis, com cadeiras ergonômicas, isolamento acústico, climatização, equipamento de som e projeção multimídia.

As salas de estudos estão igualmente preparadas para receber os estudantes, providas com computadores modernos e sistemas atualizados. Os estudantes dispõem ainda de materiais de apoio para consultar, caso seja necessário, e mesas com divisórias para promover a concentração nos momentos de aprendizado individual.

Boa localização e segurança

Além de ser um colégio em Cuiabá com uma infraestrutura de destaque, o NEODNA tem uma excelente localização, próximo às principais vias da cidade e a pontos de transporte público. Dessa forma, os alunos e seus familiares têm facilidade para chegar ao local, driblando possíveis problemas relacionados à mobilidade urbana.

O acesso às instalações da escola é controlado por catracas e câmeras de monitoramento. Todas as visitas são devidamente identificadas e a equipe de inspetores e segurança está sempre atenta a atividades que não estejam de acordo com as normas definidas pelo colégio. 

Corpo docente qualificado

Outro destaque vai para o corpo docente, que tem uma participação direta no processo de ensino-aprendizagem, definindo abordagens e estratégias. Todos os professores do NEODNA são mestres, doutores e especialistas, integrando a experiência acadêmica no cotidiano da docência.

A formação continuada oferecida pela instituição faz com que os profissionais constantemente alinhem as suas práticas para a obtenção de melhores resultados em todas as etapas de ensino. 

Acha que já viu tudo? Visite o nosso site para saber ainda mais sobre a nossa estrutura e diferenciais, tanto do colégio quanto para o cursinho pré-vestibular em Cuiabá!

Quero visitar o site!

Postado porNEODNA

Postado emmaio 14, 2021


Palavras chave:

Leia mais

Ver todasclique para conhecer mais
receba nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba as últimas novidades por e-mail

entre em contato

Entre em contato

Entre em contato que nós iremos responder assim que possível.

Copyright © | - Todos os Direitos Reservado por

Termos de Uso|Politica de Privacidade
Ligarclique para ligar