logo colégio ecsa
Agende uma visita
Menu

Os 6 erros do vestibulando que você não pode cometer

Alunas do Ensino Médio do NeoDNA

Se você vai fazer vestibular esse ano, certamente já sabe que o ano será intenso. Também deve imaginar que terá que abrir mão de algumas coisas em nome de um grande objetivo: entrar na universidade. O seu esforço e dedicação serão recompensados, mas é importante que você esteja atento para o que não deve fazer durante o seu processo de preparação.

É normal que o desânimo, o cansaço e a ansiedade surjam e é exatamente para esses momentos que você precisa estar preparado. Consistência, organização e método são três palavras importantes que você deve sempre ter em mente para conquistar os resultados que deseja. 

E, para otimizar a sua jornada desde o primeiro passo, separamos alguns dos erros mais comuns dos vestibulandos que não queremos que você cometa. Confira!

Não ter um plano de estudos bem estabelecido

Como foi falado anteriormente, a organização é essencial para quem vai prestar vestibular e deve fazer parte da rotina. Muitos candidatos falham logo de cara quando não dedicam um tempo para sistematizar um plano de estudos que vá de encontro às suas necessidades.

Enquanto alguns não têm qualquer cronograma, outros copiam os planos de terceiros e depois percebem que não conseguem cumpri-los adequadamente. Para que isso não aconteça com você, faça um levantamento das suas atividades diárias e monte um horário. Seja realista nesse processo.

Preencha os blocos de tempo “livre” com os conteúdos que precisa estudar, fazendo ajustes sempre que necessário. Não se esqueça de incluir momentos de revisão e exercícios, essenciais para fixar o que está sendo estudado.

Não equilibrar as horas de estudo

Quem nunca ouviu histórias impressionantes de vestibulandos que conquistaram a aprovação depois de estudarem mais de 20 horas por dia ao longo de meses? Um ano importante exige, de fato, disciplina e resiliência, mas o equilíbrio também é fundamental até mesmo para a saúde física e emocional do candidato.

O segredo está em investir em uma rotina mais focada, organizada (com o auxílio do seu plano de estudos e na definição de pequenas metas que ajudem a manter a motivação). Você pode estudar durante várias horas, mas sempre com momentos de descanso intercalados, pois eles ajudam a manter o rendimento e a assimilação de informações.

A técnica Pomodoro, por exemplo, consiste em 5 minutos de intervalo para cada 25 minutos de atividade intensa. Desenvolvido por Francesco Cirillo, o método de gestão de tempo garante mais concentração e foco e é apenas um dos que você pode utilizar.

Importante lembrar ainda que tanto essas pausas quanto o descanso noturno permitem que o cérebro se recupere. De acordo com um estudo publicado em 2020 na revista Trends in Neuroscience, a privação de sono afeta diretamente o hipocampo e o neocórtex, prejudicando o aprendizado.

Não desenvolver uma estratégia

Os aprovados no Enem e vestibulares pelo país afora reconhecem: nunca foi sorte, sempre foi estratégia. O candidato que não se preocupa em montar um esquema de estudos, fazer um levantamento dos seus pontos fracos e apostar em diferentes formas de estudar pode se surpreender com resultados negativos.

Ser estratégico permite que você direcione as energias corretamente e tenha mais eficiência. Sabendo de todas as informações mencionadas no parágrafo anterior, será muito mais fácil ter tempo suficiente para estudar tudo o que é necessário, revisar sempre que for preciso e identificar os conteúdos que precisam de mais atenção.

Focar apenas em algumas matérias e esquecer das outras

Todo vestibulando tem aquelas disciplinas em que tem mais ou menos dificuldade. Para uns, o ideal é dedicar todo o tempo disponível às matérias mais complicadas, afinal, nas outras, o resultado é garantido. Já para outros, o melhor é se manter na zona de conforto e estudar apenas os conteúdos que mais gostam.

Os dois grupos acabam por cometer um erro que pode colocar a aprovação em xeque. O ideal é que o candidato não abandone as disciplinas em que tem dificuldade, mas que se esforce porque cada ponto conquistado pode fazer a diferença.

Por outro lado, também deve dedicar tempo para refinar o seu conhecimento nas matérias em que normalmente se sai bem. Dessa forma, torna-se ainda melhor, mas sem comprometer o rendimento global. Mais uma vez, cabe relembrar a importância da estratégia e do equilíbrio.

Deixar tudo para a última hora

O fim do Ensino Médio se aproxima e, normalmente, é só nessa hora que muitos alunos se dão conta de todo o trabalho que precisam fazer. Procrastinar é sempre um erro quando o assunto é estudar, ainda mais em ano de vestibular. Por isso, esqueça a ideia de deixar para depois e comece a se organizar.

Esteja você no 3º ano ou no pré-vestibular, organize o seu cronograma logo nas primeiras semanas de aula. Não adie para o próximo mês ou para o próximo semestre, o que só vai resultar em conteúdos acumulados e muito desespero para conseguir estudar tudo a tempo.

Esquecer de se preparar para a redação

A redação do Enem é famosa e bastante discutida. Ou seja, para ser aprovado nas principais universidades do país, você precisa se sair bem nessa prova e um bom desempenho vai além de respeitar o limite de linhas e o tema.

Preocupados com as notas de corte das outras áreas de conhecimento, os vestibulandos abrem mão de exercitar a redação habitualmente e confiam que vão saber se virar na hora. Assim como qualquer outra disciplina, o texto precisa de atenção, dedicação e prática. Os avaliadores estão cada vez mais exigentes.

Portanto, inclua no seu plano de estudos pelo menos uma prática de escrita semanal. Leia sobre os temas de anos anteriores e desenvolva o seu poder de argumentação utilizando referências e contextualização.

Está em busca de um pré-vestibular que ajude você a não cometer esses erros? Veja o nosso post com dicas de como escolher o melhor cursinho!

Quero dicas de como escolher um cursinho!

Postado porNEODNA

Postado emmarço 30, 2021


Palavras chave:

Leia mais

Ver todasclique para conhecer mais
receba nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba as últimas novidades por e-mail

entre em contato

Entre em contato

Entre em contato que nós iremos responder assim que possível.

Copyright © | - Todos os Direitos Reservado por

Termos de Uso|Politica de Privacidade
Ligarclique para ligar