logo colégio ecsa
Agende uma visita
Menu

Protagonismo do aluno: o que é e quais são as vantagens?

Alunos protagonistas do NeoDNA

Durante séculos, os diferentes métodos de ensino colocavam os alunos em uma posição de coadjuvantes no processo de aprendizagem. Essa característica passou a fazer parte do modelo de ensino tradicional, onde a figura do professor concentra o saber e determina como ele deve ser compartilhado.

No entanto, as práticas de ensino-aprendizagem evoluíram para acompanhar as novas gerações, nascidas em uma época de profundas transformações tecnológicas. E é nesse contexto que o protagonismo do aluno é cada vez mais estimulado, impactando positivamente na dinâmica educativa.

Nesse post, você vai descobrir a importância desse protagonismo e o que ele significa, na prática. Continue lendo para entender como o NEODNA dá vez e voz aos seus alunos, tornando-os mais preparados para os desafios da vida e do mercado de trabalho atual!

O que é ser um estudante protagonista

Para compreender o que significa o aluno como protagonista, é preciso antes entender um pouco melhor as metodologias ativas de ensino. Apesar da aprendizagem ativa ter ganhado mais visibilidade a partir da década de 80, as suas origens remontam à Grécia Antiga, onde os aprendizes recebiam orientação e não total direcionamento dos seus mestres.

Resumidamente, a ideia é que o professor seja um mediador no processo de aprendizagem e não inteiramente responsável por conduzi-lo. Um ponto-chave na abordagem mais recente das metodologias ativas foi a estruturação da Pirâmide de Aprendizagem, concebida, alegadamente, pelo psicólogo William Glasser.

Depois de realizar um estudo sobre as formas eficientes de aprendizado, Glasser organizou os seus resultados graficamente em uma estrutura piramidal. Na base, estão os métodos que melhor funcionam e no topo os menos eficazes. O levantamento final revelou que as técnicas com mais êxito são justamente aquelas com maior envolvimento do aluno.

Entre as estratégias que melhor funcionam, de acordo com a Pirâmide, estão a discussão, o questionamento, levantamento de hipóteses e o compartilhamento do aprendizado com outras pessoas. A aprendizagem passiva, que inclui apenas ouvir e ler, por outro lado, demonstrou uma eficiência de 10% a 30%.

A verdade é que até hoje existem divergências sobre a origem da Pirâmide e a realidade das porcentagens, mas algo vem sendo comprovado por diversos outros estudos: quem se mantém ativo, aprende mais e melhor. Quando falamos sobre protagonismo do aluno, estamos nos referindo a um estudante que colabora no seu processo de aprendizagem.

Um estudo recente da Universidade de Harvard revelou que a performance dos estudantes após aulas ativas, com resolução de problemas e discussões, é notavelmente superior, até mais do que eles imaginam.

Ao invés de aguardar instruções do professor, acatar apenas um ponto de vista sobre um assunto, o estudante é instigado a debater, questionar e participar com a sua visão. O professor, por sua vez, valida essa participação e cria um ambiente de aprendizagem colaborativa onde não existe apenas uma forma de aprender.

Mais estimulados pelos desafios propostos, os estudantes tendem a dispersar menos, têm mais facilidade em relacionar os conteúdos aprendidos em sala com a vida prática e abandonam o hábito de decorar para passar.

Como o NEODNA trabalha o protagonismo do aluno

O NEODNA é um colégio particular em Cuiabá com uma proposta pedagógica focada em potencializar o desenvolvimento do aluno e o seu interesse pelo conhecimento. Acreditamos que o envolvimento ativo do estudante neste processo conduz a melhores resultados e a uma jornada muito mais satisfatória.

O nosso trabalho é guiado pelas diretrizes do Conselho Nacional de Educação e pelos Parâmetros Curriculares Nacionais. As atividades pedagógicas planejadas ao longo do ano letivo levam em consideração os princípios da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Médio, incluindo a aquisição de competências socioemocionais e a construção do projeto de vida.

É por isso que, além do estímulo constante em sala de aula com a utilização das metodologias ativas pelos professores, o protagonismo dos alunos do NEODNA é encorajado também nos programas e atividades complementares propostas. Confira alguns exemplos de iniciativas com esse propósito.

Programa “Organizo, Logo Estudo”

Uma das principais vantagens de incentivar o protagonismo é ter alunos cada vez mais autônomos. Isso não significa, no entanto, deixá-los à própria sorte, mas sim, acompanhar, orientar, tirar dúvidas e oferecer suporte sempre que necessário.

No programa “Organizo, Logo Estudo”, o objetivo é o desenvolvimento da autonomia na hora de estudar. Fora do colégio, os alunos precisam ter disciplina e foco para não acumular matéria, dar conta dos conteúdos, encontrar outras formas de aprender. Dessa forma, os resultados são garantidos.

Para contribuir com o fortalecimento dessa autossuficiência, o colégio oferece acompanhamento para a elaboração de um plano de estudos, metas e objetivos. Um cronograma adaptado à realidade de cada um fortalece o comprometimento com os resultados que desejam ser alcançados.

Apoio ao empreendedorismo

Que forma mais eficiente de trabalhar o protagonismo do que incentivando o empreendedorismo? Além de ser uma prática que inclui a educação financeira, os estudantes encontram um lugar seguro para descobrir as suas potencialidades e desenvolver uma mentalidade empreendedora.

Nessa atividade extracurricular, aprendem a gerar o próprio emprego, a criar renda, lidam com decisões difíceis inerentes a todo negócio, encontram soluções criativas e driblam as adversidades. Um excelente exercício de responsabilidade e gestão, mesmo para aqueles que nunca pensaram em iniciar uma empresa. 

Utilização de plataformas digitais

Os alunos do NEODNA têm acesso à plataforma Plurall, onde encontram todo o material didático em formato digital e também conteúdos que foram utilizados em sala de aula. Dessa forma, podem consultá-los sempre que for necessário, otimizando os momentos de estudo fora da escola.

Essa mesma ferramenta conta ainda com um plantão de dúvidas, disponível a todos os estudantes que queiram colocar questões aos professores. Um canal de comunicação que abre espaço para o aprofundamento de temáticas e vai além das aulas expositivas.

Procura um colégio em Cuiabá que acredita e pratica uma educação colaborativa, onde o potencial do aluno é valorizado? Venha conhecer o NEODNA. Agende uma visita e descubra a nossa proposta de ensino!

Quero agendar uma visita!

Postado porNEODNA

Postado emmaio 6, 2021


Palavras chave:

Leia mais

Ver todasclique para conhecer mais
receba nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba as últimas novidades por e-mail

entre em contato

Entre em contato

Entre em contato que nós iremos responder assim que possível.

Copyright © | - Todos os Direitos Reservado por

Termos de Uso|Politica de Privacidade
Ligarclique para ligar